Os 7 Frameworks PHP Mais Populares Que Você Precisa Conhecer
Quando falamos em desenvolvimento web com PHP, ou seja, quando o foco é o Back-End, inevitavelmente pode acabar surgindo em nossa mente a opção de usar algum framework para ajudar no desenvolvimento de alguma aplicação.
Pois, são diversos benefícios que os frameworks trazem para os desenvolvedores web, alguns benefícios são um desenvolvimento mais rápido, melhor performance e ter uma estrutura já montada e pronta para uso.
O que eu estou querendo dizer com uma estrutura pronta para o uso, é que a maioria dos frameworks PHP usa o padrão MVC, certa parte do projeto que você gastaria um certo tempo para construir já estar feita e pronta para você usar.
O padrão MVC(Model-View-Controller) vai garantir a separação da lógica e apresentação, por consequência, promove práticas modernas para o desenvolvimento web.
E caso você fique com alguma dúvida em como usar esta estrutura já montada, você poderá encontrar facilmente um tutorial explicado como usar na própria documentação do framework.
No entanto, você tem a opção de usar ou não algum framework, fazer a escolha de usar um determinado framework vai depender do projeto e onde você trabalha.
Uma certa parcela dos trabalhos que são ofertados, tem em sua lista de requisitos que o desenvolvedor saiba desenvolver com um certo framework, no entanto, se você for fazer uma busca de trabalho para desenvolvedores PHP, você conseguirá encontrar algumas opções de trabalho que não é preciso saber usar nenhum framework.
Ou seja, se você for um desenvolvedor Back-End, saber programar usando apenas o PHP, sem o uso de qualquer framework, será mais que o suficiente para realizar alguns trabalhos.
Mas, mesmo que você esteja realizado alguns trabalhos apenas com o PHP sem o uso de qualquer framework, é recomendado que você escolha um ou mais frameworks PHP para aprender.
Pois, isto pode te possibilitar ter acesso a um número maior de oportunidades de trabalhos e você poderá entrar em contato com as empresas que precisam de um programador que saiba usar um determinado framework.
Neste artigo, você vai conhecer 7 opções de frameworks PHP.
Aprenda programar e desenvolver sistemas profissionais7 frameworks PHP para o desenvolvimento web
Antes de continuar e mostrar para você a lista de frameworks, eu gostaria de fazer uma pergunta, antes deste artigo, você já conhecia algum framework PHP? Se sim, me responda nos comentários quais frameworks você já conhecia e quais você conheceu aqui.
Algo importante que você deve fazer antes de sair aprendendo qualquer framework que apareça como sugestão para você, é você fazer uma pesquisa para descobrir quais são os frameworks que estão sendo mais procurados próximos a você.
Desta forma, você não vai perder tempo aprendendo algum framework que você nunca vai usar.
Portanto, você conseguirá ser mais produtivo e também vai conseguir ter os melhores resultados.
Laravel
Laravel é um framework PHP mais popular que há no momento, aprender este framework é considerado fácil, a cada nova versão do Laravel vem consigo uma documentação explicando tudo o que você vai precisar saber, você vai encontrar sem nenhuma dificuldade tutoriais.
Este framework tem muitos recursos para ajudar tornar o desenvolvimento de uma aplicação bem mais rápido, se você é familiarizado com a linha de comando, com o Artisan você vai poder usar muitas opções de comandos que serão bastantes úteis durante o desenvolvimento.
No Laravel, você vai encontrar um poderoso mecanismo de modelagem, isto vai permitir que tarefas comuns como autenticação, sessões e roteamento RESTful fiquem mais fácil para os desenvolvedores.
Symfony
Symfony é um framework PHP que também é bastante popular, auxiliam os desenvolvedores com um conjunto de componentes e códigos reutilizáveis.
Esses componentes são usados por vários sistemas de gerenciamento, como, por exemplo Drupal e OROCRM, Symfony tem um enorme ecossistema que tem suporte da comunidade ativa de desenvolvedores.
Zend Framework
Zend é um framework que oferece vários recursos, como, por exemplo, um editor de arrastar e soltar que é amigável, ferramentas de codificação criptográfica, um assistente de banco de dados conectado e ferramentas de deputação online.
A estrutura escalonável do Zend Framework é ideal para o desenvolvimento de sites mais complexos, no entanto, este framework é mais difícil de se aprender.
Codeigniter
CodeIgniter é um dos frameworks mais antigo, no entanto, ele é simples e poderoso, é de fácil instalação para o usuário, pois, requer uma configuração mínima.
Um ponto forte deste framework, é a velocidade, pois, ele executa de uma forma mais rápidas tarefas de banco de dados em comparação a outros frameworks.
Ao escolher usar o CodeIgniter, você vai encontrar uma documentação para ajudar você nos seus primeiros passos, este framework é uma ótima opção para quem estar começando aprender PHP.
CakePHP
O framework CakePHP se encontra entre os frameworks mais populares, ele traz velocidade, confiabilidade e segurança, é uma estrutura moderna e adequada para aplicativos comerciais da web.
Os recursos que você vai encontrar no CakePHP são validação de formulário, prevenção de injeção de SQL, documentação entre outros.
FuelPHP
O framework FuelPHP é modular, extensível e flexível, tem suporte para o padrão MVC, tem uma versão desenvolvida que é o HMVC(Hierarchical Model-View-Controller) para o nível de arquitetura.
Este framework aborda questões de segurança, fornece recursos de filtragem de entrada e URI e codificação de saída.
Tem vários recursos e vem com uma ótima documentação, o FuelPHP é adequado para fornecer soluções da web ponta a ponta de diversos tamanhos e complexidades.
Yii
O framework YII também se encontra entre os mais antigos, mas, recentemente apresentou uma nova versão, o YII 2, com o objetivo de conseguir um impulso na popularidade, este framework é orientado a objetos e é baseado no conceito de codificação DRY.
Ele é ótimo para o desenvolvimento de sites em grande escala, pois, pode ser integrado com recursos AJAX e JQuery.
Possui um gerador de código chamado GII, ele facilita a programação orientada a objetos e a prototipagem rápida para fornecer uma interface baseada na web.
Aprenda programar e desenvolver sistemas profissionaisConclusão
Você acabou de conhecer 7 opções de frameworks PHP que você poderá usar no desenvolvimento web.
Compartilhe
Sobre o Autor